Entrevista - Desaster

16 maio, 2011.
Infernal, Tormentor, Sataniac & Odin


O Desaster começou a espalhar sua praga em 1988, inspirados pelos deuses Venom, Hellhammer e Destruction (o nome do grupo foi tirado da música Total Desaster). Após lançarem duas demos - The Fog of Avalon (93) e Lost in the Ages (94) - e um split com o Ungod (95), grupo alemão lança seu debut A Touch of Medieval Darkness (96), chamando a atenção no underground. O EP Stormbringer (97) marca a entrada de Tormentor nas baquetas, substituindo Thorin. No ano seguinte o grupo entra em estúdio para gravar Hellfire´s Dominion um trabalho muito bem aceito que contém o maior clássico da banda Metalized Blood - que conta com a participação de figuras conhecidas como Lemmy (ex-Violent Force), Wannes Gubbles (Pentacle e Asphyx) e Thorsten “Toto” Bergmann (ex-Living Death) dividindo os vocais. O terceiro álbum, Tyrants of the Netherword é lançado no ano 2000 e em 2001, o vocalista Okkulto deixa o Desaster. Sataniac (ex-Divine Genocide) assume a vaga e grava Divine Blasphemies (02). Com esse álbum o grupo visita o Brasil pela primeira vez onde grava o ao vivo Brazilian Blitzkrieg Blasphemies (04). Já com o contrato assinado com a gravadora Metal Blade, o quinto álbum Angelwhore (05) é lançado. Em 2007, o Desaster entra em estúdio para gravar mais uma pedrada 666 – Satan´s Soldiers Syndicate, um álbum que mostra composições mais curtas e mais diretas. Aproveitando isso, fomos conversar com Tormentor, para nos falar com anda a repercussão do novo trabalho, suas opiniões sobre os novos grupos que estão surgindo na cena alemã e sobre a nova visita que irão fazer em nosso país em Outubro. Bang Or Be Banged! (N.E: Esta entrevista foi realizada em 2008 para a primeira edição do Coven Of Darkness)


Por: Saulo Baldim Gandini
Colaboraram: Uriel Juliatti Valle & Bruno Gaspar


1-) Coven Of Darkness – Saudações Tormentor, é um prazer ter um grupo tão foda como o Desaster em nossas páginas!  Eu gostei muito do último trabalho de vocês 666 – Satan´s Soldiers Syndicate, achei-o muito mais direto que o anterior (Angelwhore), com músicas mais extremas e curtas, não deixando o ouvinte respirar! Como está sendo a recepção dos headbangers diante deste material? Vocês estão satisfeitos com esse trabalho em relação aos álbuns antigos? E a produção do 666 – Satan's Soldiers Syndicate? O que vocês acharam?

Tormentor - Ei, obrigado pelas boas palavras sobre o nosso novo álbum! Sim, estamos satisfeitos com o “SSS” e eu também acho que os sons estão mais curtos e mais diretos, extremos como um trator! O som também ficou ótimo e nós curtimos cada segundo gasto em estúdio. "Angelwhore" ainda é um grande álbum, e nós somos muito orgulhosos dele! Foi o resultado de uma fase pela qual a banda estava passando... “SSS” foi outra, entende?! De qualquer forma, quase todos os maníacos curtiram o novo álbum, e todos os outros que não acreditam no real Heavy Metal, podem ir se foder!


2-) Coven Of Darkness – Notei também que Sataniac está mais a vontade nesse trabalho, pois seu vocal encaixou-se perfeitamente ao instrumental do grupo. Ele está vomitando as letras com muito ódio! Como você analisa o desempenho dele em 666 – Satan´s Soldiers Syndicate? Em sua opinião o que mudou no Desaster desde sua entrada na banda?

Tormentor - Com certeza houveram mudanças… A banda perde alguma coisa sempre que perde um membro e ganha outras sempre que outro membro entra. Então eu acho que o Sataniac trouxe mais “ar fresco” para a banda e um pouco mais de brutalidade. Nós trabalhamos muito com ele antes das gravações de “SSS” e analisamos toda e qualquer frase que ele cantou. Foi um momento difícil, mas o resultado ficou mais do quê perfeito para nós!


3-) Coven Of Darkness – Nesse disco rolaram as participações de Proscriptor (Absu), na intro The March of Fire and Conquest e em Tyrannizer, A. A. Nemtheanga (Primordial) também na Tyrannizer e Ashmedi (Melechesh) no solo de Angel Extermination. Como isso aconteceu?

Tormentor - Nós todos somos grandes fãs dessas bandas, então foi um prazer para nós tê-los em nosso álbum. Sir Proscriptor fez os vocais para “Tyrannizer” e a introdução nos EUA, e nos mandou por CD-R. Ashmedi foi ao estúdio e tocou seu solo, pois vive atualmente na Holanda e não é tão difícil assim de vir para cá! Sir AA Nemtheanga gravou sua voz na Irlanda...


4-) Coven Of Darkness - Sobre a gravação dos materiais, como é feito o processo? Há alguma “intenção” de soar original ou tudo é feito nos moldes dos anos 80, mesmo?

Tormentor - Esse é a maneira que gostamos de como o Desaster soe! Especialmente o Infernal tem um som de guitarra bem próprio, que é parecido com os timbres dos anos 80, mas ainda com um “toque pessoal”. A guitarra é o instrumento mais importante no Heavy Metal. O Metal precisa de riffs, nada mais, nada menos! Nós não gostamos desse som “fabricado” que as bandas usam atualmente em suas gravações... Todas essas bandas soam mais ou menos uma como a outra, nós tentamos manter nosso som duro e maléfico!


5-) Coven Of Darkness – Vocês estão satisfeitos com a produção de 666 – Satan´s Soldiers Syndicate? Pergunto isso, pois achei que tudo está soando mais claro agora, com as guitarras e bateria bem mais poderosas e com o vocal de Sataniac bem na cara!

Tormentor - Sim, nós amamos o som! A voz do Sataniac está bem mais brutal e “limpa”. Eu acho que em "Angelwhore", os vocais não têm essa agressividade... As guitarras e a bateria estão mais diretas e bem na cara! De qualquer forma, estamos totalmente satisfeitos!


6-) Coven Of Darkness – Verificando em seu site oficial, vimos que o Desaster está trabalhando em novas músicas para um novo trabalho, em comemoração ao 20º aniversário do grupo. O que você poderia adiantar para nós a respeito disso? 

Tormentor - É, porra, 20 anos de “Desaster” total em 2009! Nós estamos ficando velhos e feios... Eu não posso lhe adiantar nada agora, pois estamos trabalhando em algumas coisas especiais... Talvez um show e um lançamento especial... Porém ainda não há nada concreto. Quando tivermos novidades, colocaremos no nosso website!


7-) Coven Of Darkness – Quais são as principais influências do Desaster atualmente? E o que vocês gostam de ouvir fora do Heavy Metal? Existe alguma banda na atualidade dentro do Heavy Metal que chama a sua atenção? Uma banda que você olhe e diga: “Uau! Essa banda é revolucionária!”.

Tormentor - Eu acho que o Metal não precisa mais de uma revolução... Houve uma nos anos 80 com o Thrash, uma nos anos 90 com o Death e o Black Metal! Eu gosto de como as coisas são hoje em dia! Além do Metal, não há espaço suficiente para outras coisas... Talvez seja legal escutar um ou outro Punk Rock e Folk irlandês bebendo cerveja em um pub, mas em casa, é 100% Metal! As principais influências do Desaster são as mesmas de quando começamos em ’89: Venom, Slayer, Celtic Frost, Hellhammer, Motörhead, Unleashed, Immortal (old), Darkthrone e por aí vai... A lista é infinita, pois todas as bandas que gostamos e ouvimos são influências para nossa música!


8-) Coven Of Darkness - Quais as influências sonoras, líricas e, se houver, ideológicas do Desaster?

Tormentor - No caso da influência musical, eu já respondi na pergunta anterior! A parte lírica é mais coisa do Sataniac, portanto eu não sei muito sobre isso... Ele mantém as letras obscuras, maléficas e blasfemas! Não lugar para influências ideológicas no som do Desaster, pois precisamos de todo o espaço para o Metal em geral!


9-) Coven Of Darkness – Vocês assinaram um contrato com a Metal Blade Records e já lançaram dois trabalhos por eles, 666 – Satan´s Soldiers Syndicate e o anterior Angelwhore. Qual a opinião de vocês sobre o trabalho que a gravadora está desenvolvendo com o Desaster? O contrato é para quantos álbuns? E quanto a antiga gravadora Iron Pegasus, ela ficará somente responsável pelos lançamentos dos álbuns em vinil?

Tormentor - É, Metal Blade… Nós tivemos que esclarecer muitas coisas, pois todos achavam que o Desaster iria “farofar” depois que mudamos para a Metal Blade, e aí os demos "Angelwhore", um álbum totalmente cru e anticomercial. Bom, assinamos contratos com eles para ter mais conexões fora da Alemanha, e isso ainda funciona muito bem. Fizemos com eles um acordo justo e eles nos deram a liberdade que uma banda como o Desaster precisa. Assinamos contrato por um álbum e mais duas opções, estamos bem e veremos o quê vamos fazer depois do próximo. Eles fizeram muito por nós, muitas entrevistas por toda a Europa e agora o selo americano lançou o “SSS” por lá, no entanto não gostamos muito desse selo americano... Eles lançaram muita merda durante os últimos anos... Eu sinto falta de mais bandas boas e surpreendentes... O Primordial é uma das únicas bandas boas que assinaram com eles nos últimos anos... O Costa da Iron Pegazus trabalhou pelas bandas durante os últimos anos e nós continuamos bons amigos, com certeza! Ele é um verdadeiro guerreiro do Heavy Metal e nós sabemos que ele sempre dá 110% de si pelas bandas e seus lançamentos... Está é a razão pela qual demos os direitos da versão em vinil para ele!


10-) Coven Of Darkness - Agora vamos falar um pouco sobre um tema polêmico que ocorre em todo o underground mundial: As tendências e modismos do Thrash em sua atualidade. Sabemos que assim como o Black Metal e o Brutal Death Metal, o Thrash, como todos sabem, passa por um “modismo” em seus termos mais extremos. Bandas surgidas do nada, todo mundo comprando vinil como se fosse sinônimo de ser dos anos 80 e uma bitolação em Thrash. Indivíduos só ouvem Thrash e mais nada, renegam o Black Metal e certas vertentes do Metal. Como vocês do Desaster enxergam isso?

Tormentor - Das duas últimas décadas em diante, temos visto muitas modinhas indo e vindo... No momento, as bandas estilo Bay Área estão voltando e com certeza há banda que soam bem e transportam aquele sentimento aos dias de hoje... Mas não se pode copiar isso! Nós sempre tivemos influências de Thrash em nossa música, pois nós crescemos com isso. E para mim, bandas como o Mercyful Fate, Slayer e Sodom antigos, Infernäl Majesty, Venom e Hellhammer e outras são mais Black Metal do quê as tidas como Black Metal nos dias de hoje. Eu me enchi ouvindo a maioria das novas bandas... Há uns anos atrás era o Death Metal, que voltou... Agora é o Thrash Bay Área... Eu uso meu colete com patches há muitos anos, eu estou pouco me fodendo se estou em um show Black Metal, Death, Thrash ou o quê quer que seja, é tudo Metal! Então, todas as modas e bandas vêm e vão! Nós nos importamos e fazemos o melhor que podemos, fazendo barulho e batendo cabeças por Satã!


11-) Coven Of Darkness – A respeito do Black Metal, gostaria de saber, qual a visão do Desaster sobre a polêmica envolvendo esse estilo... Com os incidentes envolvendo a cena norueguesa no começo dos anos 90 (assassinatos e queima de igrejas) o Black Metal começou a ter destaque na mídia, fato nunca antes ocorrido, pois era um estilo completamente marginalizado. De uma hora para outra vários grupos com essa sonoridade “tipicamente norueguesa” começaram a surgir, algumas boas, mas outras (maioria), com uma sonoridade bastante genérica e chata. Após isso, veio o Symphonic Black Metal, de grupos como Dimmu Borgir que levou o estilo ao mainstream, trazendo indivíduos para a cena que nada tinham a ver com underground. Nos dias de hoje, estamos vendo um grande número de grupos de Suicidal/Depressive Black Metal, fora as bandas com sonoridade a lá Blasphemy. Paralelo a isso, vemos Fenriz do Darkthrone, em seu último trabalho F.O.A.D. fazendo um tipo de som, com uma pegada mais Heavy Metal, totalmente diferente aos trabalhos antigos. Como vocês vêem essa transição do Black Metal?

Tormentor - É verdade… A mudança da imagem e do som é realmente algo extremo no cenário Black Metal. Mas eu não dou a mínima para tudo isso. Eu ouço o quê gosto. Não me importo com o visual ou com quem esteja tocando aquela música e blá-blá-blá, a música em geral é mais importante. Todo o resto é secundário. Por exemplo, eu gosto do "A Blaze In The Northern Sky" e do "The Cult Is Alive", dois álbuns totalmente diferentes, mas com a mesma atitude. Eu realmente curto o “Monnumental Possession” do Dödheimsgard... Mas eu realmente não curto o quê vem depois, que seja! Acho que essa segunda leva do Black Metal foi realmente extrema, com todas aquelas queimas de Igrejas e os círculos e etc. Depois de um tempo isso não era mais “extremo” e eles foram para aquela baboseira política e industrial... Então ambos estão errados, aos meus olhos.


12-) Coven Of Darkness - Sobre a cena européia, há algum tipo de regionalismo nos fãs ou/e nas bandas? Por exemplo, há conflitos, segregações ou estilos de Metal que predominam em certas regiões? E quanto ao preconceito/bairrismo, há algum tipo de “diferenciação” quanto raça/cor-da-pele/credo/sexo na cena? Se sim, dê-nos exemplos.

Tormentor - Eu não sou nenhum “doutor música” e muito menos algum tipo de expert nessas coisas. Sou extremamente liberal e por esse motivo, não me importo com essas coisas. Sabe, temos nossos amigos, bandas, fãs, maníacos, headbangers que conhecemos e encontramos. Isso é importante para mim... Se este bairrismo é mais forte aí, não há outro motivo se não for por algum tipo de interesse! Metal é importante, nada mais! E sobre aquele longo, incessante e totalmente chato tema político, eu só digo que não aceitamos nenhum tipo de influência política em nossa música. Metal não tem nada a ver com política, foda-se!


13-) Coven Of Darkness - Tormentor, eu não sei como é na Europa, mas aqui no Brasil é impossível viver tocando Metal. Você acha que é possível viver exclusivamente do Metal sem ter outra ocupação?

Tormentor - Essa é uma boa pergunta… Com certeza é possível, mas você tem de se prostituir musicalmente e compor para as massas. Bandas como Kreator, Destruction, Sodom, Amon Amarth conseguem viver tocando, eu acho. Desaster é uma banda que necessita de liberdade e um lugar próprio para criar sua música. Não escrevemos para as massas. Para nós, a banda é algo como um hobbie gigante, e nada mais. Todos nós temos trabalhos normais e vamos todos os dias para a porra do trabalho.


14-) Coven Of Darkness - Qual sua opinião a respeito de grupos da cena alemã como Nocturnal, Witchburner e Old? Essas bandas já estão na cena faz algum tempo e somente agora estão obtendo reconhecimento, como você analisa isso?

Tormentor - Essas bandas que você mencionou são todas amigas nossas e eu realmente curto sua música. Eles merecem ser bem conhecidos na cena mundial. Mas aqui temos muitas outras bandas boas como Fatal Embrace, Dark Fortress, Delirious, Stigmatized, Fleshcrawl, Delirium Tremens, Crom e muitas outras que fazem música boa. Porém aqui na Alemanha não é fácil para uma banda alemã conseguir a devida atenção, pois a maioria da imprensa e fãs se interessam mais sobre os outros países ao invés de dar uma chance à cena alemã. Mas eu acho que isso é igual em todos os lugares, não é?


15-) Coven Of Darkness - Quais as opiniões de vocês sobre a mistura de religião com o Metal? Muitas bandas que se dizem “Metal” praticam som com sonoridade Black/Death/Thrash com ideologias cri$tã. O quê vocês acham disso?

Tormentor - Boa pergunta, meu amigo… Quando penso em “Metal”, penso em demônios, morte, danação, agressão, violência, escuridão, e não em luz, beleza e tudo isso. Sei lá, não é Metal o quê eles tentam tocar! Desculpe...


16-) Coven Of Darkness – De todos os shows que o Desaster fez na carreira, existe algum que marcou a banda? Quais os países o Desaster conta com o maior número de maníacos?

Tormentor - Nós não fizemos muitos shows… Dentro de três semanas, tocaremos nosso show n° 250… Algum tipo de pequena comemoração! Acho que todos os shows foram de alguma forma inesquecíveis, especialmente o do Wacken em 2001, talvez nosso maior show de todos os tempos! Os shows em Belgrado e o Fuck The Commerce Open Air, todos os show na América do Sul e uma quantidade absurda de outros shows... De qualquer forma, todo show é foda e nós aproveitamos cada segundo em cima do palco!


17-) Coven Of Darkness – Tormentor vamos voltar um pouco ao passado. Como foi a experiência de fazer o split Desaster in League with Pentacle com os holandeses do Pentacle?  Eu, como vocês, aprecio muito o Death Metal Tradicional! Há planos para o futuro de vocês lançarem outro material nesse formato?

Tormentor - Com certeza, porra! Eu realmente amo o velho Death Metal... Especialmente os antigos Death Metal suecos, como Nirvana2002, Entombed, Grave, God Macabre, Nihilist, Carnage, Evocation... Ou então outras bandas como o Sadistic Intent (deuses!), Asphyx, Pestilence, Bolt Thrower, Massacre, Massacra, o antigo Paradise Lost, o antigo My Dying Bride, Headhunter D.C... a lista é interminável! Esse lançamento com os irmãos do Pentacle é uma prova de verdadeira amizade... Com certeza nós lançaremos alguns split em breve, esperançosamente...


18-) Coven Of Darkness – Vocês são muito amigos do pessoal do Zemial. Lembro-me de uma antiga entrevista que vocês estavam com uma idéia de lançar um DVD split com eles, fato que não ocorreu. O que aconteceu? Vocês ainda têm planos de lançar esse material?

Tormentor - Sério? Nossa não me lembro… Nós achávamos que lançaríamos algum split em 7” ou algo assim, mas como sempre, tudo mudou. Mas nós lançamos um split DVD com o Ironfist de Cingapura há alguns anos atrás.


19-) Coven Of Darkness – O que aconteceu com o antigo vocalista Okkulto? Vocês ainda mantêm contato com ele?

Tormentor - Desde que ele saiu da banda, nosso contado acabou totalmente. Infernal e Odin ainda têm um pouco de contato com ele... É mais algo como dizer “Olá” quando eles se encontram. Eu ouvi diferentes histórias sobre ele e sobre o quê ele está fazendo agora, mas nada que contaria aqui...


20-) Coven Of Darkness – Tormentor, além do Desaster, eu sou um grande fã de um outro grupo que você toca que é o Metalucifer! Como rolou de você participar desse grupo? Vocês planejam lançar mais álbuns de estúdio?

Tormentor - Anos atrás o Costa da Iron Pegazus me pediu para cuidar da bateria no Metalucifer. E com certeza eu aceitei por eu também sou um grande fã deles. Então foi um prazer tocar no Heavy Metal Chainsaw. Depois de seu lançamento, nós tocamos em alguns shows aqui na Alemanha, no Japão e nos EUA, que foram show fodas. O sentimento na banda é realmente demais e os headbangers japoneses são realmente verdadeiros e 11000000% metal até os ossos! No momento, Elisablumi, Cliff Bubenheim (baixo) e eu estamos ensaiando para o novo álbum chamado “Heavy Metal Bulldozer”... Então tenham, cuidado e estejam preparados!


21-) Coven Of Darkness - Sobre a cena brasileira, quais as bandas que vocês gostam/admiram da nossa cena? E da cena sul-americana/latina em geral?

Tormentor - Cara, eu realmente amo o Headhunter D.C. (N.E: Tormentor diz em português: “oi amigos”)! Há muitas outras bandas boas como o Bywar, Apokalyptic Raids, Bestial, Torture Squad e por aí vai... E com certeza há também os antigos heróis do Sepultura, Krisiun, Sarcófago, Cruelty, Viper e muitos outros. De toda a América do Sul eu amo bandas como o Anal Vomit, Mirthless, Masacre, Nightmare, Witchtrap, Vulcano, Chakal, Goat Sêmen, Hadez, Mutilator... A lista é infinita!


22-) Coven Of Darkness – Vocês irão tocar aqui novamente em Outubro. Quais são suas expectativas para essa terceira visita ao Brasil?

Tormentor - Esperamos mais Skol, mais Caipirinha… E mais maníacos loucos por Metal… Nós amamos tocar para os headbagers sul-americanos. O quê mais posso dizer? Muito obrigado a nosso amigo e chefão da Mutilation, Sérgio, por nos trazer ao Brasil pela 3a vez! Você comanda porra!


23-) Coven Of Darkness – Tormentor eu sei que você e os outros integrantes do Desaster são maníacos por cerveja! Gostaria de saber sua opinião a respeito da nossa cerveja, o que vocês acharam dela? Vocês chegaram a experimentar a nossa famosa “caipirinha”?

Tormentor - Ei, vocês estão brincando comigo?! “Caipi” é matadora! Mas eu realmente gosto mais dela com mel... Mas de qualquer forma, a meu ver, sua melhor cerveja é a Skol, e a Kaiser é uma merda! É uma boa cerveja “dor-de-cabeça”... O que nós também amamos no Brasil são suas churrascarias... Arrrggghhh, tanta carne gostosa é fatal! HAHAHA...


24-) Coven Of Darkness – Tormentor gostaria de agradecê-lo pela entrevista. Foi uma honra! Deixe uma mensagem para todos os maníacos fãs do Desaster.  

Tormentor - Muito obrigado pelas grandes perguntas! Essa entrevista foi divertida! Demais! Um salve a todos os batedores de cabeça maníacos e bebedores de cerveja que sentem o sangue metalizado pulsando em suas veias! Vejo vocês em Outubro... Vocês terão o quê merecem! (N.E: Mais uma vez em português  Tormentor diz: “Obrigado, amigos!”).



                                                                        

0 comentários:

Postar um comentário