Entrevista - Xeper

20 setembro, 2011.
Line-Up Xeper

Quando resenhei o debut álbum do Xeper (Matrix Divina Satanas), comentei que essa banda, oriunda da cidade de Padua, era uma das grandes surpresas vindas da Itália. O famoso país, reconhecido mundialmente por sua inconfundível pizza e pelos seus grandes nomes do Metal Extremo como Bulldozer, Mortuary Drape, Necrodeath e Necromass, acabava de revelar mais um excelente grupo. De fato esse trabalho surpreende o ouvinte pela sua sonoridade estupidamente bestial, gélida e obscura, podendo transformar o Xeper, atualmente formado por Ahrin (bateria), Guh.lu (guitarra), The Tanist (vocal) e Alekht (baixo), em uma das grandes potências do Black Metal europeu. Nesta entrevista exclusiva o baterista Ahrin, muito entusiasmado em conversar conosco, nos conta todos os detalhes envolvendo a repercussão deste álbum, curiosidades sobre a cena italiana e outros assuntos interessantes que você, caro leitor, acompanhará abaixo. Boa leitura! (N.E: Gostaria de agradecer aos irmãos Zulbert Buery (Undercover Records Brazil & Headhunter DC) e Sérgio "Baloff" Borges (Headhunter DC) pela imensa ajuda nesta entrevista. Sem a contribuição de vocês, finalizar esta entrevista, não seria possível. Mais uma vez muito obrigado goatbrothers!)

Por: Saulo Baldim Gandini
Tradução: Sérgio "Baloff" Borges



1-) Coven Of Darkness - Hailz Ahrin, como você está? Primeiramente agradeço pela confiança em meu trabalho. Para começar, o Xeper teve início em 2007, comente um pouco sobre a história da banda para os leitores que ainda não a conhecem.


Ahrin: Hails Coven Of Darkness! Eu estou muito animado para responder esta entrevista para os metalheads brasileiros! Vocês são a terra do Metal Extremo, então para nós é uma honra ter a oportunidade de ser entrevistado por você. Como você sabiamente mencionou, o caminho do Xeper iniciou-se em 2007. A irmandade que me liga a Guh.lu criou esta nova criatura que responde ao nosso comando... Xeper! Com a intervenção posterior de The Tanist (voz) e Alekht (baixo) agora temos um estável e eficiente line-up. Todos nós somos pessoas que vêm de várias experiências do undergruond italiano e Xeper é a soma de muitos anos de militância na cena.

2-) Coven Of Darkness - Pesquisando sobre o conceito do nome Xeper, vi que ele significa algo como “separação” ou “isolação”. Você poderia nos explicar detalhadamente o conceito por trás do nome Xeper e de suas letras?

Ahrin: Bem, Xeper é uma doutrina do Egito antigo, é a doutrina do poder, é a doutrina de tornar-se através de nós mesmos, morrendo em um nível microcósmico e renascendo em um nível macrocósmico, como um ser divino. Nossa intenção é divina, pois se trata do ato divino de estimular a essência estática e devolvê-la ao caos. Dividindo e separando, isso irrompe-se em estática e volta para criar um movimento contínuo em que a vida e a morte estão em constante sucessão, exatamente o oposto dos inférteis conceitos humanos. Hail Satan, Hail Seth, Hail Chaos! Ho Drako Ho Megas!

3-) Coven Of Darkness – Ahrin gostaria de saber de seus sentimentos sobre os seguintes tópicos: escrever músicas, gravar e tocá-las ao vivo? Aproveitando a pergunta, para você, qual o aspecto mais importante sobre um show do Xeper?

Ahrin - Como eu disse antes, Xeper é uma doutrina, e nós somos aqueles que vivem e disseminam essa doutrina. Cada um de nós vive o que fazemos na banda como uma filosofia de vida e agir em conformidade com isso. Cada um de nós traz o melhor de si mesmo e a fusão de tudo isso torna-se o que o Xeper é. O aspecto mais importante no nosso grupo é a verdadeira devoção à nossa causa. Somos todos músicos profissionais que dão corpo e alma à música. No palco do Xeper você vai encontrar sangue, suor e fogo, a nossa morte e nosso renascimento de novo... e de novo... e de novo... Nossa morte e nosso renascimento.

4-) Coven Of Darkness - Fiquei impressionado com a qualidade de Matrix Divina Satanas. Sua sonoridade é extremamente brutal e com uma atmosfera gélida e sombria. Como está sendo a recepção do publico e zines em relação a ele?

Ahrin: Oh yeah... Você descreveu perfeitamente o som de Matrix Divina Satanas! O álbum acabou de ser produzido pela gravadora Undercover, e eles estão fazendo uma promoção boa, estamos recebendo uma boa resposta e esperamos que isso é seja apenas o começo!

5-) Coven Of Darkness - Como surgiu o contato com a gravadora Undercover Records Production? Qual a opinião sobre o trabalho realizado por eles? Você está satisfeito?

Ahrin: Como eu disse, Undercover Records produziu o nosso CD e estamos satisfeitos. Fomos contactados por Zulbert (Undercover Records Brazil). Ele ficou imediatamente entusiasmado por nós e nossa música, e agradecemos a ele por ter acreditado em nós.

6-) Coven Of Darkness – Matrix Divina Satanas, Fire Decoded, Throught Dark I Become, Remake ´cause Immortals são muitas músicas de destaque neste álbum. Para ser sincero, fica difícil destacar alguma diante de tantas ótimas composições! Quais músicas deste álbum estão tendo maior receptividade nos shows do Xeper?

Ahrin: Yeah! Obrigado pelo seu comentário sobre as músicas! Bem, cada canção do Xeper tem um sentimento diferente. Eu posso dizer, por exemplo, que quando tocamos ao vivo criamos uma espécie de efeito mágico, alternando músicas mais rápidas e obscuras com canções mais emocionais, quando começamos a tocar Fire Decoded o público vai ao delírio! Certamente a música Matrix Divina Satanas é o nosso hino, mas quando tocamos Through Dark I Become a preenchemos com uma energia obscura que, então, flui para o nosso público. Essa música sempre foi uma música muito estranha... Cada vez que a ouço de novo eu sinto um forte arrepio em mim... Pura energia!

7-) Coven Of Darkness - Uma das músicas que mais me chamou a atenção foi Through Dark I Become. Ela possui em seu meio, uma passagem com uma evocação de vocal feminino, que a deixou com um clima totalmente desesperador. Há a intenção de usar esse tipo de elemento nas futuras composições do Xeper?

Ahrin: Eu vejo que esta música causou-lhe um estranho efeito... Murihel é a minha namorada, é ela quem canta com The Tanist nesta música. O discurso que ela fez nesta canção é uma verdadeira obra-prima. Não é aquela intervenção usual de uma voz feminina como muitas bandas fazem... É um verdadeiro hino a Seth. Murihel atualmente trabalha como designer gráfica e ainda coopera com a gente!

8-) Coven Of Darkness - Todos os membros do Xeper fazem parte de outros grupos como Hell Terrorist, Divine Codex, Impiety, Ars Macabra, etc. Como vocês fazem para administrar tudo isso? O Xeper é a prioridade?

Ahrin: Sim, Guh.lu também é guitarrista do Impiety e Divine Codex e eu também sou baterista do Ars Macabra, bem como tenho meu próprio projeto pessoal chamado Devotion Omega. Entre nós Guh.lu é o mais ocupado membro com as turnês com o Impiety, mas ainda conseguimos ir em frente com o Xeper. Eu vivo em Roma e o resto da banda vive a 600km distante de mim. O resto do grupo mora no norte da Itália onde eu também nasci, mas depois me mudei para a fudida capital da Itália HAHAHAHA

9-) Coven Of Darkness - Algumas perguntas pessoais agora. Ouvindo atentamente Matrix Divina Satanas reparamos que você é um baterista muito rápido e com uma técnica extremamente apurada. Gostaria de saber quando você decidiu tornar-se um músico e quais são suas principais influências?

Ahrin: Obrigado pelos elogios! Eu comecei a tocar bateria há dez anos atrás. Eu era um fã louco de Thrash e da cena Black Metal do início. Minhas maiores influências e grande parte das maiores influências do Xeper são absolutamente Dissection, Mayhem e Immortal. Eu imediatamente comecei a gastar meu tempo tocando em muitas bandas, mas nenhuma delas estava interessada em tocar algo mais extremo. Meu coração começou logo a bater para o Black Metal... Uma pulsação realmente blastbeat! Eu conheci Guh.Lu em minha jornada, e agora aqui estamos nós... Xeper!

10-) Coven Of Darkness - Qual sua opinião sobre a cena Metal de hoje? Você ouve novas bandas e novos lançamentos ou você gasta o seu tempo somente com álbuns antigos? Quais são os lançamentos que mais lhe chamaram a atenção ultimamente?

Ahrin: Na Itália é muito difícil se estabilizar, mas não iremos desistir! Existem muitas bandas boas, mas não há um apoio real. Infelizmente o Metal em geral é muito mais seguido e apoiado na Europa, Ásia e América, no entanto, como eu disse, nós vamos voltar e tentar sempre dar o nosso melhor! Eu continuo a ouvir discos que fizeram a história do gênero. Meu álbum favorito entre todos é De Mysteriis Dom Sathanas! Eu também sou um grande fã de Behemoth, Watain e Arkhon Infaustus.
 
11-) Coven Of Darkness - A Itália é também conhecida ao redor do mundo pelos seus grandes nomes do Metal como Bulldozer, Necrodeath, Mortuary Drape e Necromass. Atualmente como anda a cena italiana?

Ahrin: Há muitas bandas boas na Itália, mas cada uma pensa por si. Acham que se você quiser tocar você tem que pagar as agências de booking, etc... Ridículo! Certamente, além das bandas que você mencionou eu acrescentaria Nefarium, Black Flame, Sidus Tenebrarum, Arkanum Inferi (Hails Irmãos!)

12-) Coven Of Darkness – Ahrin, uma curiosidade sobre a cena européia e italiana. Existe algum tipo de regionalismo nos fãs ou/e bandas? Por exemplo, há conflitos, segregações ou estilos de Metal que predominam em certas regiões? E quanto ao preconceito/bairrismo, há algum tipo de “diferenciação” quanto raça/cor-da-pele/credo/sexo na cena? Se sim, dê-nos exemplos.

Ahrin: Certamente o mundo está cheio de tolos que fazem guerra porque eles têm um pau branco e os outros têm um pau preto HAHAHAHAHA Eu pessoalmente não me importo com essas pessoas, mas você está certo, essas pessoas existem! Eu odeio aqueles que misturam política à música... NSBM? Fodam-se seus merdas sujos! Eu odeio pessoas que usam a música para suas intenções vis e imundas! A coisa mais ridícula é porno-grind! Mas que merda é aquilo? Parece coisa de gente frustrada!

13-) Coven Of Darkness - Além do Xeper, o que você faz quando está em casa? Você tem tempo livre para hobbies?

Ahrin: Eu trabalho em uma livraria esotérica com a minha namorada e também dedico muitas horas do meu dia a tocar bateria. Minha vida é feita de ler livros, ouvir música e estudar bateria!

14-) Coven Of Darkness - Obrigado Ahrin pelo interesse em responder minhas perguntas! Saudações brasileiras há você e todos os membros do Xeper. Para finalizar, quais os planos futuros do Xeper? Vocês já estão trabalhando nas composições do próximo álbum?

Ahrin: Muito obrigado ao Coven Of Darkness! Foi um verdadeiro prazer para nós! Estamos nesse momento concluindo a gravação de um novo mini CD. Isto é tudo por agora! Hails!
Ahrin / Xeper


Contato: Myspace - www.myspace.com/xeper666






0 comentários:

Postar um comentário